sábado, 19 de setembro de 2009

Grafite merece uma chance com a amarelinha



Por Breno Benedito

O Brasil já está classificado para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Nos 16 jogos até aqui foram: nove vitórias, seis empates e apenas uma derrota. Ainda faltam mais duas rodadas para o término da competição; contra a Bolívia (fora) e Venezuela (em casa). Para o técnico da seleção brasileira, Dunga, o grupo da Copa já está quase definido, mas faltam algumas posições como a ala esquerda e mais um homem no ataque.

Dunga já tem nomes como Julio Cesar e Victor e possivelmente Marcos ou Rogério Ceni no gol. Nas laterais; Maicon e Daniel Alves, ambos na ala direita. André Santos na esquerda; ainda falta o seu reserva já que Kleber não agradou. Na defesa Miranda, Luisão, Juan e Lucio. No meio, Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo, Elano , Ramires, Julio Batispa e Kaká. Na frente, Robinho, Luis Fabiano e ainda tem mais dois que ainda não foram definidos.

Para estas duas últimas vagas, os dois jogos serão essenciais para preencher tal lacuna. Nilmar está quase perto dela, portanto, falta mais uma vaga. Nomes como Adriano, Diego Tardelli, Pato e Kleber ainda podem sonhar com a vaga caso sejam lembrados por Dunga. Ronaldo diz que ainda sonha em voltar a vestir a amarelinha e disputar mais uma Copa com o Brasil.

Porém, de todo os nomes que foram citados e convocados por Dunga e até mesmo o do Afonso Alves que ninguém conhecia, foi chamado para ser negociado como um balcão de negócios e conseguiu, mas foi também eleito a pior contratação da Inglaterra na temporada, ou seja, um fiasco.

Entretanto, se esquecem de um nome nestas listas de injustiça, a do atacante Grafite, do atual campeão alemão Wolfsburgo. Ele foi artilheiro do time na temporada passada, com nada menos que 28 gols levando assim o time pela primeira vez ao topo da Alemanha. E no primeiro jogo da Liga dos Campões já guardou três gols para sua equipe.

Edinaldo Batista Libânio ou simplesmente Grafite, nasceu em Jundiaí, no interior paulista. Mas, começou a carreira na Matonense, em 1999. Passou por Ferroviária e Santa Cruz em 2001. Foi no time do nordeste que ele conseguiu a valorização futebolística. Em 2002 foi jogar no Grêmio, teve uma passagem discreta e foi para o Japão. Voltou em 2003 para o Goiás no mesmo ano e foi artilheiro da equipe com 12 gols em 20 jogos. Foi parar no são Paulo, atuou ao lado do Luis Fabiano. Quando este saiu, Grafite teria a missão de substituir o ídolo tricolor e o fez.

Tanto que em 2006 foi parar na França, no modesto Le Mans. Em 51 jogos pela equipe francesa fez 17 tentos. E, na temporada passada, foi negociado com o Wolfsburgo,da Alemanha, uma equipe de médio porte. Juntou-se com o volante Josué. E fizeram do modesto time a sensação local. Bateram no forte time do Bayern de Munique por 5 a 2. Neste jogo Grafite, fez um gol de placa, depois de fintar alguns jogadores tocou de calcanhar. Portanto, se até Afonso Alves e Jô foram convocado, porque não convocar o Grafite, Sr. Dunga?

Nenhum comentário:

Postar um comentário