sábado, 7 de novembro de 2009

Com dignidade, de volta à série A


O pesadelo terminou, de uma vez por todas, para jogadores e torcedores do Vasco da Gama. A equipe carioca venceu o Juventude, por 2 a 1, e garantiu seu retorno à elite do campeonato mais importante do País.


Por Fernando Richter

Com um calor de 40ºC no Rio e pouco mais de 80 mil torcedores presentes (recorde de público do ano, até o momento), o Maracanã ferveu com a vitória cruzmaltina que garantiu seu retorno à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, com quatro jogos de antecedência.

Se há uma pequena torcida minha pelo retorno do Vasco à elite do futebol, se dá pelo bom caráter do presidente do clube, Roberto Dinamite, que desbancou seu adversário, Eurico Miranda, na última eleição para a presidência e, que desde então, mostrou seriedade e dignidade ao ver o clube sendo rebaixado e agora voltando de cabeça erguida.

Há pouco tempo, andei lendo uma entrevista que a revista esportiva Invicto fez com o ex-cartola Eurico Miranda e pude sentir sua hostilidade ao falar desse novo Vasco. A impressão que dá é de que ele tenta jogar a culpa da "queda" ao novo presidente. Mas todos sabem, imprensa e amantes do futebol, que o rebaixamento foi uma consequencia de erros da antiga administração tão conturbada e polêmica, além de suspeita, de Eurico.

Essa situação do Vasco me lembra muito o que aconteceu com o Corinthians. Em 2007, acusado de lavagem de dinheiro, dentre outras acusações, o até então presidente Alberto Dualib renunciou a presidência do clube e largou o "pepino" na mão de Andrés Sanches, seu oponente na disputa pelo cargo.

Os problemas políticos da última gestão levaram Sanches a uma reformulação geral no clube que conseguiu se fortalecer e, apostando em jogadores sem nomes renomados, fez um excelente campeonato na série B, sendo campeão invicto.

Mas a boa administração do novo presidente não parou por aí. O dirigente conseguiu importantes parcerias que trouxeram jogadores de alta qualidade como Ronaldo, o fenômeno. O Timão conseguiu conquistar o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, que o classificou para a Libertadores da América do ano que vem.

A situação do Vasco ainda não está nem perto de repetir o feito do Corinthians, mas a equipe carioca, no comando do novo presidente, já mostra uma cara vencedora. O time teve alguns altos e baixos dentro do campeonato, mas nada que tirasse a esperança do torcedor e o brio da equipe.

É assim que parabenizo o Vasco pelo retorno à série A do Brasileirão. Agora falta pouco para conquistar o título.

Foto: www.globoesporte.globo.com

5 comentários:

  1. Ótimo Texto Fernandão.

    Só não vou dizer que faz falta quando não escreve por aqui, porque acompanho o papo de bola. rs

    Não sou adepto ao futebol do Rio, mas vc tem toda razão quando diz que vale a alegria pelo Dinamite. Ele é um cara legal mesmo!

    Abs,

    Marci Tullyo

    ResponderExcluir
  2. Erro de digitação:

    Marco Tullyo

    abs

    ResponderExcluir
  3. O Vasco é grande demais!
    Mereceu cair, mas o seu lugar é na 1ª.

    Feliz, também, pelo Dinamite.
    Um cara sério que, de fato, mereceria um busto em São Januário.
    E pensar que há pouco o time estava nas mãos do Eurico.

    E o Maracanã, fantástico!

    Ah..

    Marco Tullyo
    Não vou dizer para que time torço!

    Mas dou uma dica:
    Está no G4 e não arrega no fim.

    E o Palmeiras?
    Já não era o campeão?

    Meu caro,
    Corto o pescoço se o Muricy levar essa!

    rs..

    Fica para a próxima.

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida Ricardo. Não sou nada simpatizante do futebol carioca, até mesmo pelos corruptos dirigentes que o comandam, mas fiquei muito feliz pelo resultado positivo do Vasco, em especial porque admiro demais o Dinamite.

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir