sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Voltou atrás

Por Fernando Richter

Depois de julgar e punir a equipe do São Paulo com a perda do mando de campo para a última partida contra o Sport e com o afastamento de Jean, Borges e Dagoberto, o STJD ( que tem sua sede no Rio de Janeiro ) volta atrás e revê algumas decisões precipitadas.

Na última quinta, 26, a mesma comissão que havia aplicado a punição resolveu devolver à equipe do Morumbi o direito de disputar sua última partida em casa, diante de sua torcida. Para essa decisão, que já consta como encerrada, houve cinco votos a zero a favor da concessão do mando de campo ao Tricolor.

Além disso, Jean poderá atuar no próximo jogo que será domingo, contra o Goiás, no Serra Dourada. Já Dagoberto e Borges continuam suspensos e devem retornar somente contra o Sport.

Claro que é uma notícia boa para o torcedor são-paulino, principalmente saber que poderá assistir à partida final no seu estádio, apoiando de perto a equipe. Mas ainda assim eu fico me perguntando: O que fez o STJD voltar atrás numa decisão que até então me parecia sem volta? Será que não aguentou a pressão do São Paulo, que entrou com seus recursos, ou será que não aguentou a pressão da mídia e de todos que acompanham futebol que demonstraram a insatisfação com a Justiça Desportiva? Será que estava ficando evidente demais, a ponto de ser descadada, a ajudinha que os clubes cariocas recebem em momentos de "tudo ou nada"? Vai saber...

A única coisa em que tento acreditar é que um dia o futebol deixe de ser o que vem sendo. Que a CBF passe a ser uma intituição confiável e que deixe de ficar nas mãos de cartolas incompetentes. Que a cúpula seja destruída. Que situações como "virada de mesa" e "máfia do apito" sejam desmacarada. Enfim, torço para um futebol digno da palavra "esportividade" e, acima de tudo, da "competitividade".

2 comentários:

  1. Estou com saudade do nosso querido guitarrista do Jota Quest.

    E pensar que ele falou que o Palmeiras seria o campeão! rs..

    Achei pesada a suspensão para o Dagoberto.
    Contudo, a do Borges está perfeita.

    O STJD tenta aparecer mais do que o espetáculo!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ricardo,

    Acho que o STJD é isso que a gente tem visto. O que eles puderem fazer, junto a CBF, para consagrar uma equipe do Rio campeã, farão. Infelizmente.

    É uma pena, porque isso só faz com que as pessoas percam, cada vez mais, o tesão pelo esporte mais apaixonante do País.

    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir