quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Começa a competição mais importante da América do Sul

por: Breno Benedito


A maior rivalidade entre os clubes do continente sul-americano começa já em fevereiro com a pré-libertadores. Esta será a 50ª edição do torneio. Os maiores vencedores da Copa Libertadores são as equipes argentinas: Independiente, sete vezes, depois vem Boca Juniors, com seis. Já entre as equipes brasileiras o São Paulo é a equipe que mais venceu, com três conquistas. Há espaços para os chamados “azarões” que às vezes chegam e conseguem beliscar o título. Prova disso foi o Once Caldas (COL), em 2004, e agora foi a vez da LDU (EQU) vencer o Fluminense em pleno Maracanã. Ou quando não fazem uma final como ocorreu em 2002, entre Olimpia e são Caetano.

A Argentina lidera o quadro de títulos, 21, enquanto o Brasil está em segundo lugar com 13 títulos. O Uruguai em terceiro, com oito, o Paraguai está com três, logo em seguida a Colômbia, com dois. Junto com apenas um título conquistado, estão Chile e Equador. Em termos de equipes que disputam o torneio, São Paulo e Palmeiras são os clubes que mais participaram da competição, são 14 vezes, porém, os são-paulinos têm mais títulos vencendo três vezes enquanto o Palmeiras venceu apenas uma vez. O Vencedor da Libertadores garante uma vaga já na semi-final, junto com o ganhador da Champion Legue, no Mundial de Clubes da FIFA.

Para ir à Libertadores, a COMEBOL libera para os países sul-americanos um limite de vagas e cabe à cada confederação planejar como serão definidos seus representantes. Veja como os clubes da Libertadores de 2009 conseguiram suas respectivas vagas:

Para a Argentina são cinco vagas disponíveis. O Lanús foi campeão do Torneio Apertura 2007; River Plate campeão do Torneio Clausura 2008; Boca campeão do Torneio Apertura 2008; San Lorenzo teve melhor pontuação do torneio Apertura 2007 e 2008 e clausura 2008 e o Estudiantes, a melhor pontuação nos torneios Apertura 2007 e 2008 e Clausura 2008. No Brasil são quatro vagas e mais uma pra pré-libertadores. O São Paulo foi o Campeão Brasileiro de 2008, o Grêmio foi vice-campeão, o Cruzeiro, terceiro colocado, o Sport, Campeão da Copa do Brasil e o Palmeiras terminou o brasileirão em quarto colocado (Pré-libertadores). Na Bolívia tem duas vagas e mais uma para pré-libertadores. O Universitario de Sucre foi o campeão do Apertura 2008, o Aurora, Campeão do Apertura 2008 e o Real potosí (Pré). Na Colômbia são duas vagas mais uma pré libertadores. O Boyacá Chicó é o atual Campeão do Torneio Apertura 2008, o América de Cali, Campeão do Torneio Finalización 2008 e o Independiente Medellín(pré), com a melhor pontuação na temporada 2008. O Equador tem duas vagas e mais duas para pré. A LDU Quito é a atual campeã Copa Libertadores da América de 2008, o Deportivo Quito, Campeão do Campeonato Equatoriano de 2008, Deportivo Cuenca, o 3ºcolocado no Campeonato Equatoriano de 2008 (Pré) e o El Nacional, 4º colocado no Campeonato Equatoriano de 2008 (Pré). NO Chile são duas vagas e mais uma Pré; Everton, Campeão do Torneio Apertura 2008, o Colo-Colo que foi o Campeão do Torneio Clausura 2008 e o Universidad de Chile com melhor pontuação na fase inicial do Clausura 2008 (Pré). O Paraguai obteve duas vagas e mais uma Pré; O Libertad, pois é o atual campeão do Torneio Apertura 2008, Guaraní, Campeão do Torneio Clausura 2008 e o Nacional com melhor pontuação na temporada 2008 (pré). O Peru, duas e mais uma pré; O Universitario foi o Campeão do Torneio Apertura 2008, o Universidad San Martín, Campeão do Torneio Clausura 2008 e o Sporting Cristal (Pré) com a melhor pontuação na temporada 2008. O Uruguai possui duas vagas e mais uma pré; Defensor Sporting, Campeão da temporada 2007-08, Nacional, Campeão da Liguilla vai para a Pré-Libertadores 2008 e Peñarol, vice-campeão da Liguilla, também disputará a Pré-Libertadores 2008. Na Venezuela são duas vagas e mais uma pré; O Caracas, Campeão do Torneio Apertura 2007, o Deportivo Táchira Campeão do Torneio Clausura 2008 e o Deportivo Anzoátegui (pré) com a melhor pontuação na temporada 2007-08. E o México, mesmo que vença o time não terá vaga assegurada para o Mundial de clubes, tem duas vagas e mais uma para a pré; O San Luis, com melhor pontuação na fase inicial do Torneio Apertura 2008, o Guadalajara, Campeão da InterLiga 2009 e Pachuca (pré) Vice-campeão da InterLiga 2009.

Antes de começar a fase de grupos existem jogos de mata-mata no que é considerado a fase "pré-libertadores", em que os times se enfrentam para conseguir o “passaporte’’ para a segunda fase de grupos e o vencedor já está encaminhado para os grupos. O vencedor do jogo entre Independiente e Peñarol cai no grupo quatro que tem São Paulo, Defensor Sporting e América de Cali. O da chave dois, Sporting Cristal e Estudiantes, no grupo cinco com Cruzeiro, Deportivo Quito e Universitario de Sucre. Já a chave três, El Nacional e Nacional ficam no grupo três ao lado de River Plate , Nacional e Universidad San Matín. A chave quatro com Deportivo anzoátegui e deportivo Cuenca está no grupo dois com Boca, Guaraní e Deportivo Táchira. Já a chave cinco ente Palmeiras e Real Potosí está no grupo 1 com LDU, Sport e Colo-Colo. E na chave seis, Universidad do Chile está no grupo seis ao lado de Grêmio, aurora e Boyacá Chicó. Os grupos seis e oito já estão definidos. Lanús, Everton, Caraca e Guadalajara; São Lorenzo, Libertadad, Universitario e são Luis respectivamente.

Um comentário:

  1. Bom o resumo q vc fez da Libertadores, agora cinquentona, Breno. Não conhecia este blog ainda, localizei atravéz do link de um colega. Bom trabalho!

    Visite os meus blogs de esportes olímpicos, qdo puder. Coisa de doido, vc sabe... rsss
    Vou ficar feliz em te 'ver' por lá.

    Gde. abraço
    Everton Domingues
    www.beijingolimpica.blogspot.com

    ResponderExcluir