terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Paulistão 2009

Por: Breno Benedito

O melhor Campeonato regional do pais, “O Paulistão”, começará amanha com o jogo entre o Palmeiras (atual campeão) e Santo André (Campeão da série A2 2008). Mas além disso, o torneio terá novidades para este ano. O regulamento será o mesmo dos últimos dois anos, com 20 clubes disputando um turno único. Os quatro melhores vão para as semifinais e os dois finalistas disputam duas partidas de ida e volta para consagrar o campeão. Já os quatro últimos, cairão para a Série A2 de 2010. Entretanto, o Coronel Marinho Presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, adotou o trio fixo, ou seja, o arbitro e os assistentes ficarão juntos até o final do campeonato, sem as alterações como de costume.

Este ano, dois times aparecem como os grandes favoritos para a conquista do estadual, São Paulo e Corinthians. Ambos mantiveram o grupo do ano passado. Só trouxeram algumas peças para os seus respectivos elencos. O “Tricolor”, atual hexa-tri do brasileiro, trouxe Renato Silva ex-Botafogo; manteve o “reforço” Rodrigo; Wagner Diniz; Júnior Cesar; Eduardo Costa; Washington; Arouca. Em tese o time fica mais forte do que a temporada passada.

O Corinthians, apostou também na permanência do elenco que conquistou o título do ano passado do Brasileiro da Série B. Chegaram ao Parque São Jorge os ex-botafoguenses Túlio e Jorge Henrique. Ainda o ex-Flamengo Souza. O Timão espera pelo Escudero, que não tem nada definido. Mas a maior contratação do ano é Ronaldo. Agora é saber se ele vai ter condições para suportar o calendário nacional, já que ele esteve fora por 15 anos.

O Palmeiras, atual Campeão Paulista, vem muito diferente do ano passado que quebrou o jejum. Muitos deram adeus ao Parque Antarctica, são eles: Elder Granja; Leandro; Matinez; Léo Lima; Alex Mineiro e Denílson, que deixaram o clube. Ainda tem o Imbróglio com o atacante Kléber que não sabe se permanece ou se deixa a equipe. A Grande contratação do Palmeiras foi o atacante Keirrison, pagando para o Coritiba um adiantamento de R$ 2 milhões para tê-lo já em Janeiro, disputando o estadual e a pré-libertadores. Ainda vieram Cleiton Xavier; Pablo Armero; Mauricio Ramos; Marquinhos ; Williams e Danilo. O Palmeiras entra com uma incógnita nessas primeiras rodadas, mas terá sua arma no banco, o técnico Wanderlei Luxemburgo.

A equipe do Santos, chega em 2009 querendo apagar a pífia campanha do Brasileiro do ano passado. Para isso, algumas peças vieram, outros deixaram a Vila, como o lateral esquerdo Kléber que deverá acertar sua transferência para o Internacional – RS. A camisa - mais “pesada” - a 10 recai sobre Lúcio Flavio ,que comandou o Botafogo nas últimas temporadas, Madson ex-Vasco, Bolaños (Campeão da Libertadores 2008 com a LDU). Mas a equipe da “baixada” manteve a “espinha dorsal” Fábio Costa, Roberto Brum, Rodrigo Souto e Kléber Pereira, seu artilheiro.

Neste Paulistão, vamos ter o duelo de artilheiros com as camisas de numero nove, dos quatro times de São Paulo. Ronaldo (Corinthians), Kléber Pereira (santos), Keirrison (Palmeiras) e Washington (São Paulo). Todos estes coincidentemente vestem a nove dos seus respectivos clubes. Ronaldo, porém, é que sai em desvantagem dos outros, já que esta vindo de lesão e de uma “guerra’ contra a balança, mas se derem um espaço ele poderá ser a sobra dos outros atacantes. Portanto se prepararem para ver estes duelos e quem sairá vencedor.

Um comentário:

  1. Particularmente acredito que será um ótimo campeonato Paulista. Não tenho dúvida que é o melhor campeonato regional, onde reúne sempre os melhores do futebol brasileiro, até porque, os clubes paulistas são os mais bem estruturados e os que mais revelam jogadores ao futebol mundial. Neste ano de 2009, o campeonato terá um gostinho especial. A briga pela artilharia será formada por verdadeiros craques. A volta do Ronaldo ao futebol brasileiro também valorizará o Paulistão.

    É muito cedo para arriscar um palpite, mas eu gostaria muito de ver uma final entre São Paulo e Corinthians.

    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir