domingo, 18 de outubro de 2009

O Campeonato Brasileiro está aberto

Por Breno Benedito

A competição nacional está novamente embolada. O Palmeiras perdeu mais uma e agora conhece a sua primeira derrota dentro do Palestra no Brasileirão. O Flamengo venceu o Verdão por 2 a 0 e pode contar com o show de Pet e companhia. Mesmo assim continua na liderança, já que seus concorrentes também tropeçaram em seus jogos. Agora são mais oito rodadas, sendo 24 pontos a serem disputados. Do primeiro colocado, o Palmeiras, até o quinto, que é exatamente o Flamengo, a diferença é de apenas seis pontos.

Atlético-MG, Inter e São Paulo estão ficando na cola do time de Muricy. A última vitória do Verdão foi na 27º rodada, quando venceu o Santos por 3 a 1, de virada. Ocorreu no começo do mês Outubro. Depois disso foram mais três rodadas e, em nove pontos disputados, somou apenas um ponto, no empate diante do Avaí. Perdeu para o Náutico nos Aflitos e neste Domingo para o Flamengo. O que resulta um aproveitamento de 11,1% dos nove possíveis pontos.

Já o Atlético-MG, dentre os últimos três jogos – 9 possíveis pontos – conseguiu três pontinhos , e foi em cima do São Paulo o que levou a equipe mineira ao segundo lugar da competição, com 50 pontos. Ou seja, foram 33,3% de aproveitamento nos últimos três jogos, o que garante que a equipe de Celso Roth continue na briga pelo título. Sem contar que ainda há o confronto direto contra o líder. No primeiro turno o duelo entre os dois terminou em 1 a 1, com direito a um pênalti desperdiçado por parte dos atleticanos.

O Internacional é o terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, com 49 pontos, cinco de diferença ao Palmeiras. O Inter, de nove pontos somou cinco, o que resulta em 55% de aproveitamento. O novo treinador, Mario Sergio, está invicto no comando do time gaúcho. Mesmo que conquiste a competição, sabe que não ficará no comando da equipe. Mas ainda acredita no possível triunfo do colorado.

O São Paulo era o vice-líder, mas com a derrota para o Galo caiu para a quarta posição. Com 49 pontos, o mesmo que o Inter, provavelmente definirá a vantagem ou desvantagem no confronto direto contra os gaúchos. Uma equipe que quer conquistar mais um título, o quarto seguido da competição, não pode se dar ao luxo de perder cinco pontos em casa, sendo um empate com o Coritiba e uma derrota com o Atlético Mineiro. São 11,10% de aproveitamento nesses jogos.

O Flamengo chegou à quinta posição numa reação surpreendente. Foi o que mais somou pontos. Foram sete pontos até aqui nos nove pontos disputados. Duas vitórias e um empate com 66% de aproveitamento. Mesmo assim o meia Petkovic disse que o objetivo do Flamengo é entrar para o G – 4 e depois poderá pensar no Titulo que não conquista desde 92, ou seja, há 16 anos sem um Campeonato Brasileiro. A ambição é modesta, porém, está a seis pontos do líder e ainda tem mais 24 pontos a serem disputados. Chance tem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário