sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Rivalidade Caipira

Por: Breno Benedito

O clássico campineiro, o Majestoso esta de volta, para movimentar a cidade de Campinas. Neste fim de semana, farão o jogo mais esperado( já que está rivalidade é um campeonato aparte para os dois lados). Está rivalidade, começa em 1911, portanto já está chegando o centenário do deste Derby.

Até o momento, nestes 98 anos de confrontos entre as equipes foram 183 partidas. Com certa vantagem bugrina. Com 63 vitórias para o Guarani, 58 vitórias da Ponte e também teve 60 empates. Porém, dentro de campo as coisas vão muito diferentes. A última vitória do Bugre aconteceu mais de cinco anos, no dia 14 de Junho de 2003 com o placar de 2 a 0. De lá pra cá houve mais seis partidas: com três vitórias da Ponte e mais três empates.

Os clubes vivem momentos opostos, que vai muito além das quatro linhas. A Ponte Preta já pensa em fazer uma nova casa e tentar pleitear jogos para a Copa de 2014 no Brasil. E tenta neste ano voltar para a elite nacional. Do outro lado, o Guarani vive momentos não muito instáveis. A equipe, nesses dois anos conseguiu voltar em para a primeira divisão paulista e subir para a segunda divisão nacional.

Nos confrontos regionais, o Guarani não sabe o que é vitória diante do seu rival. A última vez que ocorreu foi no dia 23 de março de 2003, quando o Bugre derrotou a Ponte em pleno Moisés por 3 a 1. Nos três últimos confrontos no Campeonato Paulista foram mais três jogos com dois empates por 2 a 2 e uma vitória da ponte no ano passado por 4 a 2. E a última vez que venceu a Ponte em seus domínios foi no dia 4 de Fevereiro de 2001 e portanto, são oito anos sem triunfar em casa no Paulistão. No Brasileiro, a última vez que houve vitória bugrina em casa ocorreu em 26 de Julho de 1998. Já faz 11 anos que o Guarani não consegue derrotar a Ponte Preta. Pois bem, já com ascenção, é um bom momento de quebrar os tabus em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário