quinta-feira, 12 de março de 2009

Ingleses dominam a Champions League

Por: Breno Benedito






A primeira fase de mata-mata da Liga dos Campeões terminou. As oitavas tiveram algumas surpresas, não com relação aos classificados, mas nos resultados finais dos jogos de ida e volta. Real Madri e Sporting foram muito mal. Também não houve nenhuma surpresa das equipes que passaram pras quartas-de-final. Alguns pegaram jogos mais fáceis outros nem tanto. A verdade é que a LC começa agora.

Dos espanhóis apenas dois dos quatro se classificaram: Barcelona e Villarreal. Real Madri decepcionou mais uma vez a sua torcida e o Atlético de Madri lutou contra o porto, porém não conseguiu reverter à desvantagem. O Barcelona pegou, sem dúvida, a equipe mais fraca tecnicamente. Na França um empate, por 1 a 1 e a vantagem. No Camp Nou um show de Messi e cia. Goleada por 5 a 2. Já o “submarino amarelo” teve o confronto diante dos gregos do Panathinaikos – que nunca havia perdido de times espanhóis em sua terra. O tabu se quebrou e o Villarreal venceu por 2 a 1.

Já os times ingleses passaram com 100% de aproveitamento. O “novo” Chelsea empatou em 2 a 2 com a Juventus. O Liverpool arrasou os “Merengues” e não deram chance. Na soma dos jogos goleou por 5 a 0, sendo que, no Santiago Bernabeu venceu por 1 a 0 e na volta fez 4 a 0. O Arsenal foi o que teve um pouco mais de trabalho, tirando a Roma apenas nos pênaltis por 6 a 7. O Manchester United tirou a Internazionale após um empate, por 0 a 0, no San Siro e uma vitória em casa por 2 a 0, com show de Cristiano Ronaldo.

Dos clubes portugueses só o Porto carimbou o passaporte para as quartas-de-final. Num jogo difícil contra o Atlético de Madri passou pelo fato de ter feito gols fora de casa. Na primeira partida na Espanha houve um empate por 2 a 2. E, no estádio do Dragão, mais um empate desta vez sem gols. O Sporting levou uma “surra” dos alemães do Bayern de Munique. No primeiro jogo em Portugal os “bávaros” venceram por 5 a 0. Na volta uma impiedosa goleada de nada menos do que 7 a 1, totalizando um vexame de 12 a 1.

A Itália também não tem mais representantes na LC. Inter, Juventus e Roma foram retirados por dois clubes ingleses, Manchester e Chelsea, respectivamente. O time de Turim perdeu no Stamford Brige por 1 a 0 e viu-se obrigado a ir pra cima. Fez até dois gols, mas não podia levar e foi que aconteceu. A inter resistiu no primeiro jogo, mas acabou sucumbindo logo no inicio do primeiro tempo do jogo de volta, quando Vidic no e Cristiano Ronaldo selaram a classificação inglesa. A Roma conseguiu igualar o resultado de ida e fez 1 a 0, levando a decisão para os pênaltis e acabou perdendo por 6 a 7.

Dos times emergentes da Europa, Lyon e Parathinaikos não passaram adiante. Os franceses se pudessem escolher não pegariam logo de cara o Barcelona. No primeiro jogo na França, empate por 1 a 1. Mas ontem um passeio catalão 5 a 2. Já os gregos tinham ao seu favor um tabu de nunca perder para times da Espanha na Grécia. E, além disso, tinham a vantagem do empate, já que no primeiro houve empate por 1 a 1. No entanto, tabus são para ser quebrados e o Villarreal terminou com esse incômodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário