segunda-feira, 9 de março de 2009

Ronaldo: Mais uma vez a sua volta por cima.

Por: Breno Benedito

Aos 47 do segundo tempo do clássico entre Palmeiras e Corinthians, o atacante Ronaldo “fenômeno” fez o seu primeiro gol com a camisa alvinegra, mas poderia ser o segundo, já que o Douglas no jogo contra o Itumbiara não passou a bola para ele. Mas quis o destino que ele fizesse num dos maiores clássico do estado de São Paulo.

Ronaldo Luis Nazário de Lima, 32 anos, mais uma vez tenta calar a boca dos críticos que estão sempre querendo aposentar um dos maiores jogadores de todos os tempos. Pois bem ele está de volta como uma fênix que ressurge das cinzas. Como nos anos anteriores, todos diziam que Ronaldo não conseguiria voltar, mas ele superou todas as expectativas.

Nascido em um bairro pobre no Rio de Janeiro para o mundo. A sua primeira parada foi na Holanda, porta de entrada para a Europa. Lá foi campeão pelo PSV e artilheiro. Depois foi para o Barcelona e foi na Espanha que ganhou o apelido de fenômeno. Com os seus dribles e gols foi coroado com o prêmio de melhor do mundo a primeira vez. Em 1996 esteve presente nas Olimpíadas de Atlanta, onde o Brasil acabou sendo eliminado pela Nigéria.

A carreira ia de vento e popa sendo premiado mais uma vez como melhor do mundo. Porém acontece o primeiro revés na sua vida. A final da Copa de 98. Na noite anterior acabou passando mal, por conta de uma convulsão, e o Brasil perdeu para a França na final. Este seria um prenúncio do que aconteceria dois anos depois.

Em 98 acaba se transferindo para a Itália e mais uma vez é artilheiro, conquista títulos, mais fama e sucesso. Entretanto, a primeira lesão acontece e ficaria a dúvida se ele teria condições de atuar na Copa de 2002. Alguns diziam que ele não conseguiria. E ele conseguiu dar a volta por cima. Junto com Marcos e Rivaldo, foram os principais responsáveis pelo penta campeonato e se tornando o melhor jogador do mundo outra vez.

Em alta saiu da Inter e foi para o Real Madri. É sem dúvida um predestinado e acabou ganhando mais um título e sendo mais uma vez artilheiro. Tudo estava indo bem novamente, aí o Real acabou se transformando num time de estrelas, sendo chamado de “galácticos”. O time merengue acabou perdendo tudo e viu o seu maior rival deitando e rolando. Ronaldo então começou a com viver com o excesso de peso, foi para a Copa muito além da sua forma, mas se tornou o maior artilheiro de todas as Copas.

Voltou para Itália para jogar no rival Milan, onde até começou bem fazendo gols. Porém, mais uma contusão no joelho esquerdo. Então quando o seu contrato expirou na equipe milanista o Flamengo abriu as portas para o craque se recuperar.

Apartir de então começou as juras de amor de ambas as partes, tanto de Flamengo quanto de Ronaldo. Todos já contavam com ele na gávea na temporada 2009, mas veio outro clube popular do Brasil, o Corinthians. O presidente Andrés Sanchez e sua equipe mostraram ao jogador porque ele seria fundamental ao time e o quanto ele seria uma peça essencial no ano de 2010, quando o time Paulista vai fazer 100 anos de fundação.

Ronaldo aceitou e acertou o seu contrato com o Timão para a temporada de 2009, podendo prorrogar para 2010. Na sua chegada alertou para todos. “Chegou mais um para o bando de loucos”. Não duvidem de sua capacidade e superação. E se alguém duvidar que ele não estará na próxima Copa é melhor que se prepararem, pois se voltar a ficar em forma e jogar o futebol refinado será Ronaldo e mais dez. Por tudo isso acho melhor não duvidarem de sua volta por cima mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário