quinta-feira, 16 de abril de 2009

Caso Cristian: Inquérito Policial é um absurdo!

Por: Rafael Zito
Inacreditável como um fato ocorrido no último domingo ainda repercute com tamanha intensidade. Na vitória do Corinthians sobre o São Paulo, por 2 a 1, o volante Cristian fez o gol da vitória aos 47 minutos do segundo tempo e, em plena euforia, extrapolou e fez gestos obscenos em direção a torcida do São Paulo. A atitude do jogador corintiano é recriminável e merece punição. Porém, não se deve pegar este fato isolado e colocar o atleta como “bode expiatório”.

Acredito que o melhor “castigo” que Cristian poderia receber seria um “corretivo” educativo. Personalidades midiáticas precisam saber das responsabilidades dos seus atos. Gestos agressivos podem estimular brigas e confusões, já que há uma grande parcela de marginais nas arquibancadas. Pessoas irracionais que exacerbam sua paixão através da violência. Uma punição social seria mais proveitosa do que suspensão por número de jogos e por determinado período.

Nesta semana, o delegado Antônio Carlos Barbosa instaurou um inquérito no 23º Distrito Policial, no qual o jogador está incluso no artigo 40 da Lei de Contravenções Penais, que prevê prisão de 15 dias a seis meses. A meu ver isso já é um absurdo! Qual o argumento para prender um jogador de futebol que estava exercendo sua profissão e cometeu um erro? A justiça precisa prender os verdadeiros bandidos e criminosos que estão soltos e causando terror em nossas cidades. Querer tomar uma atitude contra o Cristian é “jogar para a mídia”. Isso preocupa ainda mais porque mostra que os responsáveis por garantir nossa segurança seguem cada vez mais despreparados para fazê-lo.

Que fique bem claro que reprovo a atitude do volante corintiano. No entanto, há um exagero da forma que o caso está sendo tratado pelos órgãos responsáveis. Existem diversos criminosos livres e a Polícia fica perdendo tempo com fatos ocorridos durante uma partida de futebol. Vamos parar de desviar o foco porque, ao menos eu, não sou enganado por atitudes oportunidades que, ao invés de mostrar trabalho, finge que esse trabalho está sendo feito.

Imagem:
Cristian - Marcos Ribolli / Globoesporte.com

Um comentário:

  1. algo me enteré... esperemos que no sea nada feo

    saludos

    http://d-coleccion.blogspot.com/

    ResponderExcluir