sábado, 4 de abril de 2009

Promessa de fortes emoções na última rodada do Paulistão

Por: Rafael Zito

Neste final de semana chega ao fim a primeira fase do Campeonato Paulista. Palmeiras, São Paulo e Corinthians já estão classificados, porém, a quarta vaga ainda está em aberto e a briga será intensa. O Santos joga por uma vitória contra a Ponte Preta, em Campinas, enquanto isso, Portuguesa e Santo André se enfrentam no Canindé, em busca de uma vitória e torcendo por um tropeço do Santos.

Para mim, a quarta vaga sairá do confronto entre Portuguesa e Santo André. Não acredito que o Santos vença a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. Em nove jogos no Canindé, a Lusa conquistou 18 dos 27 pontos disputados, o equivalente a 66,66% dos pontos. Foram cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota. Do outro lado do campo haverá um Santo André que soma 11 de 27 pontos jogados como visitante, ou seja, 40,7% de aproveitamento.

Os números não trazem nenhuma certeza, porém, mostram tendências. Por causa disso aponto a Portuguesa como a favorita para essa última vaga, já que o Santos tem um aproveitamento muito baixo atuando fora de casa. Em sete jogos verdadeiramente como visitante (Oeste 1 x 2 Santos foi disputado no Pacaembu), o Alvinegro Praiano fez apenas cinco de 21 pontos. A campanha aponta uma vitória, dois empates e quatro derrotas; um aproveitamento de 28,3%. Com o técnico Vagner Mancini foram três jogos e apenas dois pontos em nove possíveis, baixos 22,2%.

Nas três primeiras posições creio que haverá apenas a alteração entre São Paulo e Corinthians. O Palmeiras recebe o Botafogo e deve vencer ou, no mínimo, empatar, assegurando a primeira colocação, já que minha expectativa é de um empate entre São Caetano e São Paulo e, se isso ocorrer, o Corinthians ultrapassará o Tricolor com uma provável vitória diante do Mirassol. Portanto, os confrontos semifinais ficariam: Palmeiras (1º) x Portuguesa (4º) e Corinthians (2º) x São Paulo (3º).

Imagens:
Edno - Agência Estado
Marcelinho Carioca - Agência Globo
Kléber Pereira - Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário