sábado, 4 de abril de 2009

Parabéns pelo centenário, Inter

Por:Breno Benedito









Hoje, o Internacional de Porto Alegre comemora 100 de sua fundação. O clube que foi fundado em 4 de Abril de 1909 e vive um dos melhores dias de sua vida. Além disso, o clube também é um seleiro de craques. Já desfilaram com a camisa Colorada Falcão, Taffarel, Fernandão, Iarley, Dunga, Christian entre outros. Formou esquadrões que deu muitas alegrias à torcida.

O clube gaúcho tem na sua galeria de troféus, todos os títulos. Mas para se chegar a esse ponto passou por momentos conturbados. Em 2002, o Inter lutou até as últimas rodadas para escapar do rebaixamento e, venceu o Palmeiras no estádio Beira-Rio, por 1 a 0, com gol de Dunga. A partir de então, se criou um planejamento que, todos os anos eram necessários vender um jogador para equilibrar as suas finanças. Surtiu efeito. De lá para cá apareceram nomes como Nilmar, Daniel Carvalho, Rafael Sobis e agora Alexandre Pato.

Os frutos começaram a surgir. Em 2005 o Título Brasileiro estava nas mãos do clube gaúcho, mas da noite paro dia a liderança foi para o Corinthians, devido o escândalo da máfia do apito, envolvendo o arbitro Edilson Carvalho. Alguns jogos que foram apitados pelo arbitro tiveram de ser anulados. Teoricamente merecido, o inter é campeão daquele BR-05. Entretanto, no ano de 2006 veio o ápice do time do Sul, que conquistou América em dois jogos memoráveis, completando sua saga ao pintar o mundo de vermelho, quando conquistou o Mundial da Fifa, após vencer o Barcelona de Ronaldinho gaúcho, por 1 a 0. O gol deste título foi de Adriano Gabiru.
O Inter, nos anos de 2007 e 2008, conquistou a Recopa e depois o torneio Sul-americano. A meta do clube para esse ano é atingir a marca dos 100 mil associados, a fim de reformar o seu estádio e adequá-lo às exigências da Fifa. A idéia é ser uma das sedes para a Copa do Mundo de 2014.

Para muitos clubes no ano do centenário, tanto aqui no Brasil quanto no exterior, a vida parece ficar agitada. Na maioria das vezes, o centenário parece chegar acompanhado de um inferno astral. Preocupado com isso o vice-presidente de marketing, Jorge Avancini ressalta que não abrirá mão futebol. "No Brasil, há o estigma do mal do centenário. Nessa época de comemoração centenária muitos clubes caem ou quase caem para a Segunda Divisão. Estamos atentos a isso e não vamos tirar recursos do futebol para as comemorações" disse para o Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário